Volte a sua médica (o)!
- jemerbes
- 10 de jun.
- 1 min de leitura





Ter um profissional que lhe acompanha, com uma relação de confiança e empatia e que pauta suas condutas em evidências científicas é algo que deve ser valorizado.
Se em algum momento o que foi orientado na consulta não está funcionando, busque uma reavaliação.
Existem muitos motivos para uma orientação ou tratamento não funcionarem e um bom profissional terá outras opções para lhe oferecer. Em uma reavaliação, o profissional fica sabendo que sua estratégia inicial não funcionou e usa esta informação para mudar o seu raciocínio clínico.
Isso pode ser benéfico para o paciente, que será visto por alguém que já faz o seu acompanhamento e geralmente tem uma visão mais ampla do problema.
Se você teve dificuldades em aderir ao que foi orientado, não deixe de procurar ajuda por vergonha. Como profissionais, devemos ter empatia e entender que seguir tratamentos e mudanças de hábito não é fácil.
Por isso, durante a consulta devemos elaborar juntos um plano de ação realista!
Se você faz acompanhamento de uma doença crônica, não deixe de consultar regularmente o seu médico. Mesmo que tudo pareça sob controle, podem ser necessários ajustes.
Mas isso tudo não quer dizer que você não possa ou não deva procurar outras opiniões... Se por algum motivo você não ficou satisfeito com o atendimento ou o tratamento prescrito, se o tratamento proposto envolve muitos efeitos colaterais ou custos exorbitantes, se o tratamento oferecido parece uma solução mágica e é tão "exclusivo" que só é feito por aquele profissional... busque outras opiniões. Valorize quem te trata com seriedade, empatia e transparência.
Comments