Você sabia que a vitamina D é considerada um hormônio?
Pelas formas como age em diversos sistemas de nosso corpo, ela é considerada um hormônio fundamental.
A vitamina D ou calciferol tem duas formas: ergocalciferol (D2) presente em leveduras e cogumelos e colecalciferol (D3) sintetizada pela nossa pele quando exposta ao sol e presente em peixes como salmão.
Mais de 90% da vitamina D é proveniente da exposição solar: os raios UVB iniciam o processo de conversão em vitamina D ativa. A exposição prolongada ao sol não causa intoxicação, porque neste caso são formados metabólitos inativos.
Esta vitamina atua na absorção intestinal de cálcio e no metabolismo ósseo, sendo que a sua deficiência prolongada e grave é a causa mais comum de raquitismo, caracterizado pela diminuição da mineralização óssea em crianças, cujos ossos estão em crescimento.
O raquitismo não é causada apenas pela deficiência da vitamina D, mas também por alterações do seu metabolismo e outras doenças como raquitismo hipofosfatêmico, deficiência de cálcio, medicamentos.
Além da ação no metabolismo ósseo, a vitamina D atua também no sistema imunológico e pode estar envolvida na prevenção de várias doenças como diabetes, câncer, obesidade, infecções, doenças autoimunes.
Obesidade, medicações, gestação, doenças hepáticas, renais, intestinais e granulomatosas são fatores de risco para deficiência.
Os níveis adequados não são um consenso, mas os estudos consideram níveis abaixo de 15-20ng/mL como deficiência. Acredita-se que níveis acima de 30 ng/mL tragam benefícios (como foi demonstrado em estudos relacionados a infecção por coronavírus).
É importante lembrar que a reposição indiscriminada, de altas doses e/ou sem acompanhamento médico pode levar a toxicidade (que pode ocorrer com níveis acima de 100 ng/mL). A intoxicação pode levar insuficiência renal, alterações neurológicas, musculares- quadro que pode levar a risco de morte.
Consulte seu médico para avaliar a necessidade de reposição de vitamina D!
#colecalciferol #raquitismo #raquitismoinfantil #saudedosossos #endocrinopediatria #hormonios #calcio #fosforo #sistemaimunologico
Comments