Baixa estatura, dificuldade de concentração e aprendizado, cansaço, constipação intestinal, queda de cabelos….Podem ser sintomas de hipotireoidismo.
Na infância o hipotireoidismo pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo o diagnóstico e tratamento precoces a única forma de prevenir estas complicações.
O hipotireoidismo congênito está presente desde o nascimento e é detectado pela triagem neonatal (teste do pezinho). Pode ocorrer por atireose (ausência de tireoide), tireoide ectópica (localizada em local diferente do habitual) ou disormonogênese (alteração na produção dos hormônios). Esta forma de hipotireoidismo exige tratamento ainda no período neonatal (preferencialmente nos primeiros 14 dias de vida) para prevenir sequelas neurológicas.
Quando o hipotireoidismo se desenvolve durante a infância, pode ser percebida desaceleração do crescimento, cabelos finos, diminuição da concentração, constipação intestinal, bócio (aumento da tireoide, que pode ser visto como nodulação no pescoço). Para seu diagnóstico é indicada avaliação médica.
Para acompanhamento e tratamento do hipotireoidismo na infância, o profissional mais indicado é o endocrinologista pediátrico.
Mitos e verdades sobre a tireoide: https://www.sbemsp.org.br/imprensa/releases/497-tireoide-seus-mitos-e-suas-verdades
Mais informações sobre o hipotireoidismo congênito para profissionais de saúde: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_21369c-DC_Hipotireoidismo_Congenito.pdf
#tireoidealta #tireoidebaixa #tireoidenainfancia #hipotireoidismocongenito #testedopezinhoalterado #hipotireoidismoinfantil #hipotireoidismonainfancia
Comments