Diabetes mellitus é uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue (glicemia) ficam altos.
Na infância, o diabetes tipo 1 (DM1) é mais comum, sendo causado pela deficiência de um hormônio produzido pelo pâncreas, a insulina.
O diabetes tipo 2, que é mais comum em adultos, é causado por uma resistência do corpo à ação da insulina.
No DM1, o diagnóstico geralmente é feito quando ocorrem os sintomas: excesso de sede e de fome, urinar com muita frequência e em grande quantidade, perda de peso.
Em alguns casos, ocorre o que chamamos de cetoacidose diabética (CAD), uma complicação grave pelo excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia) e falta de insulina. Na CAD, ocorrem vômitos, dor abdominal, respiração ofegante, cansaço, sonolência e desidratação.
O tratamento do diabetes tipo 1 deve ser realizado por um especialista em endocrinologia e uma equipe multidisciplinar- além da insulina, envolve alimentação adequada, atividade física, apoio psicológico.
Para mais informações:
Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/duvidas-sobre-o-diabetes-melito/
Associação de Diabetes Juvenil:
Sociedade Brasileira de Diabetes:
CCEM:
#diabetesinfantil #diabetestipo1infantil #diabetesnacriança #diabetes #insulina #bombadeinsulina #endocrinologistapediatra #endocrinologistapediatrico

Comentários