top of page
Buscar
  • jemerbes

Bomba de insulina

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de bomba de insulina?


Uma das principais vantagens da bomba é o fato de podermos programar diferentes taxas de infusão de insulina.


Isso é possível porque, ao invés de uma insulina de ação prolongada aplicada 1 ou 2 vezes ao dia, é usada a infusão contínua de insulina rápida ou ultrarrápida para fazer o papel de basal. Sendo assim, podemos programar uma infusão maior para o início da manhã (quando geralmente ocorre o fenômeno do alvorecer) e infusão menor para a madrugada, por exemplo.


Também podemos usar funções como o "basal temporário" para aumentar ou diminuir a taxa de infusão durante exercício físico, doenças, período menstrual.


Por permitir a infusão de doses pequenas de insulina, é possível fazer ajustes finos e aplicar a contagem de carboidratos e correção da glicemia com mais precisão.


Outra vantagem das bombas com calculadora de bolus é que ela contabiliza a insulina ativa. Se ainda tiver insulina da última aplicação agindo, ela vai descontar para evitar hipoglicemia.


As bombas mais modernas que são acopladas a sensores de glicemia (no Brasil temos a 640G e 780G da Medtronic) podem suspender a infusão de insulina se houver previsão de hipoglicemia e retomam a infusão quando for seguro. Isso aumenta muito a segurança!


A bomba de insulina 780G já usa as informações do sensor para calcular automaticamente a taxa de infusão basal de insulina, a cada 5 minutos a infusão é recalculada usando as medidas de glicose.


Todas essas vantagens da bomba de insulina vêm acompanhadas de algumas "desvantagens" que são necessárias para o funcionamento desta tecnologia.


É necessário treinamento e entendimento das funções da bomba para que seu uso seja seguro. Tanto a família quanto os profissionais de saúde precisam estar aptos para programar e lidar com possíveis falhas técnicas.


São necessárias trocas da cânula, catéter e reservatório de insulina geralmente a cada 3 dias.


Como a infusão de insulina é contínua, a bomba fica ligada ao paciente durante todo o dia. Desligar ou desconectar a bomba por períodos superiores a 2 horas aumenta muito o risco de cetoacidose.


Outra questão importante é o custo da bomba de insulina, o que dificulta o acesso a este tratamento. Os custos e o medo de não saber lidar com a tecnologia são motivos que impedem muitos pacientes de usar esta forma de tratamento.


Se você tem interesse em usar bomba de insulina, converso com a equipe de saúde que faz o seu acompanhamento para saber todos os benefícios e dificuldades que este tratamento pode trazer!

imagem
bomba de insulina

1.303 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page